actuellement 18168 films recensés, 3168 textes recherche | » english  
films réalisateurs acteurs producteurs distributeurs festivals agenda pays espace personnel  
  critiques»
  dossiers»
  analyses»
  entretiens»
  comptes rendus de festivals»
  reportages»
  documents»
  ateliers»
  Zooms»
  rédacteurs»
  écrans d'afrique»
  Asaru»
  lettre d'info
  inscription»
  desinscription»
  archives »
  liens»
  dépêches »
  nouvelles de
la fédération»
  la fédération»
  contacts»
  partenaires»
  accueil»




 
    
 
filmographie
tous les textes à propos de cette personne
les liens autour de cette personne
retour
 

Silvão Tavares Julio
Producteur/trice | Réalisateur/trice | Scénariste
[envoyer un mail]

Silvão Produções : Réalisateur/trice


DR

 

Réalisateur et scénariste capverdien.

Director and scriptwriter from Cape Verde Islands.

________

PT
Produtor/Realizador de cinema, Diretor da Produtora Silvão-Produção Filmes, que atua em quatro segmentos: Produção de vídeo digital, trabalhando com documentário e ficção, Cultural com produção de espetáculos, publicitário com produção de vídeo institucionais e social com apadrinhamento de instituições que labutam com jovens e adolescentes de comunidades carentes, na matéria de audiovisual.



Júlio SILVÃO TAVARES
Durante cerca de três anos teve um programa radiofónico, na então Rádio Nacional, hoje Rádio de Cabo Verde, denominado "ARTICULTURA" (1992). O objectivo do programa era divulgar a cultura tradicional e os seus promotores. A partir deste programa, foi contactado para realizar uma proposta idêntica na Televisão. Não havia na TV programas que divulgassem as tradições, os hábitos e costumes de Cabo Verde. Em 1993 começa a produzir e realizar o programa cultural "DRAGOEIRO", de periodicidade quinzenal que teve três anos de vida.
Actualmente, não está ligado à televisão nacional. Criou uma empresa de Produção e Realização Cinematográfica, Silvão - Produção, Filmes, em 2004. Em 2005, realiza o seu primeiro filme documentário, o "Batuque, a Alma de um Povo".

A "Silvão - Produção, Filmes" produziu e realizou um documentário de 24 minutos sobre a arte plástica cabo-verdiana, que já foi visto tanto na TCV como na RTP África. Tem em projecto a produção de um filme que retrata a história do Centro Prisional do Tarrafal a partir do assalto à mão armada do navio "Pérola do Oceano", em Agosto de 1970, por alguns nacionalistas cabo-verdianos para alcançarem a Guiné Bissau e tomarem parte na luta de libertação.

Tem em preparação uma primeira longa-metragem. Um filme cuja sinopse já fez parte da colectânea do Festival de FIICAV em São Paulo (Brasil), no ano passado. O nome provisório do projecto foi "Triângulo Virgem", uma obra de ficção, que retrata a fragilidade e inexperiência de Cabo Verde em termos de segurança nos primeiros anos da independência, a ser utilizado como empório de droga da América para Europa.

Tem em execução o projecto "Cinema Aberta" que é uma parceria da Produtora Silvão - Produções, Filmes com o Centro Cultural Francês que tem como propósito fazer mostra de filmes produzidos em Cabo Verde ou sobre Cabo Verde por produtores e realizadores cabo-verdianos e estrangeiros. A mostra é feita em ecrãs gigantes e em via pública, gratuitamente, em diferentes povoados. Para além de ver filmes, a comunidade tem a oportunidade de ver e analisar a sua vivência na sua localidade de sua residência, através de imagens da própria residência recolhidas na antevéspera da mostra. Por este facto, a comunidade é um cinéfilo participativo do Cinema Aberta.

Num país como Cabo Verde, conhecido pelas suas carências, as lacunas do cinema cabo-verdiano vêm sendo preenchidas pela participação dos realizadores cabo-verdianos em eventos internacionais como Africadoc e Cineport. A Silvão Produções tem três projectos na forja. O documentário "UNIDOS PELA MESMA CAUSA" que retrata a história do centro prisional do Tarrafal, contada através do assalto a mão armada do navio Pérola do Oceano em Agosto de 1970. A história é narrada pelos personagens na primeira pessoa, tendo no centro um personagem pivot que liga os restantes.
Júlio Silvão terminou ainda recentemente o documentário "Eugénio Tavares, Coração Crioulo", único projecto de Cabo Verde seleccionado para financiamento no âmbito da 1ª edição do concurso DOC TV-CPLP.
È um dos fundadores e actual dirigente da associação ETNIA CABOVERDE, que coordena no país o Circuito CuLtural Lusófono, em parceria com o ICL (Brasil) e a ong ETNIA - Cultura e Desenvolvimento (Portugal)
(adaptado livremente, com a devida vénia, de www.raizonline.org)

haut de page

 

 

 

filmographie

Fahavalo, Madagascar 1947 2018
Producteur/trice

Batuque, l'âme du peuple | Batuque - A Alma de um Povo 2006
Réalisateur/trice, Scénariste

Eugênio Tavares - Coração Crioulo 2010
Réalisateur/trice

haut de page

 

 

 

texte(s)
tous les textes à propos de Silvão Tavares Julio
   

 



Critique
Fahavalo, Madagascar 1947
Nouveau regard sur l'insurrection malgache
Michel Amarger
publié le 28/01/2019 15:01:28
 

haut de page

 

 

 

lien(s)
autour de cette personne proposé(s) par les internautes

soyez le premier à ajouter un lien sur cet artiste :
   
 
  ajouter un lien
   

haut de page

 

 

 

Evènements
   

 

10/07/2011
manifestation |France |
Un Zoma à Paris
Films, expo, débat, concert et gastronomie autour du thème du zoma, le grand marché de Tana à Madagascar, aujourd'hui disparu. Une journée multiculturelle d'échanges et de rencontres avec artistes et musiciens dans la cour des Voûtes à Paris.

 
   


haut de page

 

 

 

?>